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domingo, 15 de setembro de 2013

Sequencia didática: Parlenda


Tempo: 5 aulas

1-      Questionar as crianças so bre o entendimento do que é  parlenda.

2-      Recitar uma das brincadeiras que as crianças costumam fazer durante o recreio. Era meia noite...

3-      Informar ás crianças que essa brincadeira faz parte do folclore e é chamada de parlenda. Que esse tipo de brincadeira não tem autor, mas vai passando de boca em boca.

4-      Recorrer ao livro: Parlenda para que as crianças compreendam que esse tipo de brincadeira existem  em diversos países do mundo.

5-      Cantar uma parlenda em francês: “Une pule suor le mour, elle picote di padin ,picoti, picolá, elle san vá”.

6-      Tradução: “Uma galinha em cima do muro, ela picota um pedaço de pão, picota aqui, picota lá. Ela se vai”.

7-      Convidar o grupo a  demonstrar algumas parlendas para a turma.

8-      Realizar votação para escolher a parlenda que mais gostaram;

9-      Pedir que as crianças ditem para que a professora escreva no quadro.

10-   Pedir que algumas crianças identifiquem palavras e frases escritas no quadro.

11-   A criança que apresentou a parlenda ensinará a todo o grupo como se faz a coreografia.

12-   Apagar a parlenda do quadro, para que cada um realize a escrita espontânea.

13-   Trazer  a parlenda “Hoje é domingo” em duas ou mais versões (que as crianças conhecem).

14-   Realizar a leitura, de palavras e frases.

15-   Destacar as palavras recorrentes nas parlendas

16-   Destacar as palavras que rimam.

17-   Recitar a parlenda.

18-   Convidar o grupo a criar outras parlendas utilizando os outros dias da semana.

19-   Divir a classe em três grupos pela manha que  ficará responsáveis por criar parlendas para os três primeiros dias da semana e o da tarde para os três últimos.

20-   As crianças deverão ditar enquanto a professora será a escriba.

21-   Cada criança deverá escrever espontaneamente a parlenda que mais gostou.

22-   Trocar  as parlendas (digitadas) para que cada turno se aproprie através da leitura do texto do outro, ilustrando-os à medida que tome posse do conteúdo.

23-   Cada turno se organizará para fazer uma coreografia da parlenda do turno contrário  e farão uma demonstração paras turmas do 1º ano.

24-   Retomar a parlenda em francês,

25-   Escrita do texto para que ilustrem,

26-   Ensinar a tradução para que as crianças escrevam observando ilustração prévia. (escrita espontânea).

27-   Pedir que coreografem a parlenda;

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