Tempo: 5 aulas
1-
Questionar as crianças so bre o entendimento do que é parlenda.
2-
Recitar uma das brincadeiras que as crianças
costumam fazer durante o recreio. Era meia noite...
3-
Informar ás crianças que essa brincadeira faz
parte do folclore e é chamada de parlenda. Que esse tipo de brincadeira não tem
autor, mas vai passando de boca em boca.
4-
Recorrer ao livro:
Parlenda para que as crianças compreendam que esse tipo de brincadeira existem
em diversos países do mundo.
5-
Cantar uma parlenda em francês: “Une pule suor
le mour, elle picote di padin ,picoti, picolá, elle san vá”.
6-
Tradução: “Uma galinha em cima do muro, ela
picota um pedaço de pão, picota aqui, picota lá. Ela se vai”.
7-
Convidar o grupo a demonstrar algumas parlendas para a turma.
8-
Realizar votação para escolher a parlenda que
mais gostaram;
9-
Pedir que as crianças ditem para que a
professora escreva no quadro.
10-
Pedir que algumas crianças identifiquem
palavras e frases escritas no quadro.
11-
A criança que apresentou a parlenda ensinará a
todo o grupo como se faz a coreografia.
12-
Apagar a parlenda do quadro, para que cada um
realize a escrita espontânea.
13-
Trazer a parlenda “Hoje é domingo” em duas ou
mais versões (que as crianças conhecem).
14-
Realizar a leitura, de palavras e frases.
15-
Destacar as palavras recorrentes nas parlendas
16-
Destacar as palavras que rimam.
17-
Recitar a parlenda.
18-
Convidar o grupo a criar outras parlendas
utilizando os outros dias da semana.
19-
Divir a classe em três grupos pela manha
que ficará responsáveis por criar
parlendas para os três primeiros dias da semana e o da tarde para os três
últimos.
20-
As crianças deverão ditar enquanto a professora
será a escriba.
21-
Cada criança deverá escrever espontaneamente a
parlenda que mais gostou.
22-
Trocar as parlendas (digitadas) para que cada
turno se aproprie através da leitura do texto do outro, ilustrando-os à medida
que tome posse do conteúdo.
23-
Cada turno se organizará para fazer uma
coreografia da parlenda do turno contrário e farão uma demonstração paras turmas do 1º
ano.
24-
Retomar a parlenda em francês,
25-
Escrita do texto para que ilustrem,
26-
Ensinar a tradução para que as crianças escrevam
observando ilustração prévia. (escrita espontânea).
27-
Pedir que coreografem a parlenda;
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