Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Sequencia didática para conto 3º ano Ciclo 1



Sequencia didática: Conto: O menino e a princesa Pum.

Objetivo geral: Favorecer o conhecimento a respeito da escrita, com vistas à consolidação do SEA.

Objetivos

Língua Portuguesa

ü  Conhecer  novas  histórias.

ü  Observar os recursos linguísticos utilizados pelo autor.

ü  Perceber a diferença entre a linguagem oral e a linguagem escrita.

ü  Identificar ideias implícitas no texto a partir de inferências.

ü  Utilizar a pontuação adequada: paragrafo,

ü  Desenvolver comportamentos de escritor: planejar o que irá escrever reler o que já escreveu, para verificar se não esqueceu trechos importantes ou questões que comprometem a coerência e a coesão do texto, escolher uma entre várias possibilidades para se começar um texto, revisar enquanto escreve etc.

ü  Revisar seus textos.

ü  Refletir sobre os aspectos discursivos, buscando melhorar a linguagem enquanto escreve, considerando características do gênero que está sendo escrito e a melhor compreensão daqueles que lerão o texto.

ü  Considerar a importância da apresentação do texto:  a limpeza, o traçado e a legibilidade das letras, para favorecer a comunicação com o leitor.

 

Matemática

ü  Perceber semelhanças e diferenças entre cubos e quadrados, paralelepípedos e retângulos, pirâmides e triângulos, esferas e círculos.

ü  Utilizar régua para realizar medição dos espaços.

 

Geografia

ü  Ler, interpretar e representar o espaço por meio de maquetes.

Ciências

ü  Identificar animais quanto as suas classes: Anfíbios, mamíferos, peixes e aves.

 

Atividade 1  Capítulos  1 a 3

Apresentarei a capa do livro para o grupo, falando sobre o autor e ilustrador.

Questionarei: Por que será que o nome da história é esse?

Explicar que se trata de uma obra baseado num outro conto tradicional, que já virou filme: O aprendiz de feiticeiro.

Explicarei que o conto será lido como novela,  e a cada final de leitura eles farão a  a reescrita da parte lida transformando-o num  paragrafo, por isso a atenção é indispensável.

No final desta etapa questionarei: Por o menino acha que está nas portas do futuro?

Após a  leitura, pedirei aos alunos que comentem a história e indiquem partes que tenham gostado ou elementos que não agradaram.

Chamarei  a atenção dos alunos para os recursos utilizados pelo autor para, além de simplesmente ler e contar a história, torná-la mais bela e envolver os leitores.

Propor que as crianças tentem descobrir o significado de algumas palavras a partir da combinação nas frases em que se encontram.

 

Pedirei que as crianças procurem lembrar todas das palavras usadas pelo autor para deixar o texto mais interessante e evitar repetições

Pedirei que ditem hierarquicamente as  coisas importantes que aconteceram nesta etapa da história, serei escriba do que for ditado.

Organizarei  o ditado como paragrafo, explicando ás crianças que os sinais de pontuação servem para  deixar a escrita clara e compreensível para quem vai ler.

Lerei o ditado das crianças fazendo pausas em cada paragrafo para ampliar informações sobre o conteúdo de cada paragrafo.

Ao final desta atividade, pedirei ás crianças do grupo inicial que listem as palavras utilizadas pelo autor para deixar o texto mais interessante.

Ás crianças nos níveis posteriores (silábico-alfabético ou alfabético) pedirei que escrevam resumidamente  o primeiro paragrafo do conto.(definirei 4 linhas como quantidade máxima para escrita.

Atividade 2- Capítulos 4 a 6

Organizarei a classe em duplas produtivas

Distribuirei cópias dos capítulos por duplas, para que realizem a primeira leitura;

Após a leitura, organizarei  momento para conversar sobre a história e sobre o que compreenderam. Também podem comentar o que lhes chamou a atenção,

o que gostaram ou não.

Realizarei  nova leitura, quando as duplas acompanharão  lendo ou não, em suas cópias.

Pedirei que as crianças, em duplas, discutam sobre os recursos linguísticos utilizados pelo autor, grifando  na própria folha.

Proporei inicialmente um levantamento coletivo daquilo que chamou a atenção dos alunos em seguida compartilharei minhas observações sobre os recursos discursivos utilizados, listando as nossas ideias no quadro.

 

Para as crianças do grupo inicial, distribuirei ilustração de parte da história para que escrevam frases relacionadas ao texto.

O restante do grupo deverá fazer mais um paragrafo.

Avisar o grupo de que na próxima aula não haverá leitura.

Escolher três textos  do primeiro paragrafo  e mais 3 do segundo, que apresentem equívocos na escrita.

Atividade  3    Revisão de textos

Trarei os textos das crianças  digitados com os equívocos recorrentes na ortografia.

Dividir a classe em duplas produtivas.

Distribuir os textos avisando que cada grupo deverá escolher um leitor. E um escriba

A criança escolhida deverá ler em voz alta para seu grupo. Depois cada estudante lerá individual e silenciosamente.

Após esse procedimento, cada um indicará para o escriba, as palavras que estiverem grafadas erradas.

Todo texto será reescrito corretamente.

À medida que os grupos disserem que estão prontos, a professora sentará com o grupo, levando o grupo a refletir acerca dos possíveis equívocos que porventura ainda existirem.

Convidarei o grupo para realizar a atividade jogo em combate, utilizando as palavras corrigidas nos textos.

Atividade  4  - Capítulos do 7 ao 1º paragrafo do 12

Procederei a leitura, fazendo pausas para indicar a mudança de capitulo.

Após a leitura pedirei que as crianças reflitam sobre o que pode acontecer agora que o padre descobriu o segredo do menino.

Questionamentos:

O que você acha da atitude do pai? e da mãe?

Se fosse seu filho você deixaria ele se arriscar tanto?

Por que o dinheiro acabou tão rápido?

Em sua opinião eles poderiam ter economizado mais?

Pedirei que as crianças ditem as ideias principais para que  eu registre, chamando atenção para o uso de inicial maiúscula após  o ponto e a virgula para determinar pausas curtas.

As  crianças do processo inicial deverão escrever frases relativas  aos acontecimentos na sequência dos capítulos.

O restante do grupo escreverá o  segundo paragrafo, atentando para os sinais de pontuação.

Atividade 5  Capítulos 12 a 15

Antes da leitura, solicitarei que o grupo me auxiliem no resumo dos capítulos anteriores (como nas novela).

Procederei a leitura de forma bem dramática, como requer uma sequência de aventura.

Durante a leitura questionarei: Será que a princesa tem necessidade de vender o anel para o padre? Por que? ( Espera-se que as crianças respondam que não, pois ela não precisa do dinheiro por ser rica)

Questionarei ao final da leitura: E agora  o menino sendo o milho será que ele  escapa?

E se ele não escapar o que será da princesa?  Será que ela vai dar mais algum pum?

Retomarei algumas palavras do texto para que as crianças construam sentido por inferência.

A cobra também entrou no rio - era uma cobra anfíbia-e foi atrás do peixinho.

Nesse trecho da história o que quer dizer anfíbia?

 O padre parou abismado com o que via.

Nesse trecho abismado é o mesmo que...? 

Pedirei que as crianças oralmente recapitulem as principais situações dos capítulos ouvidos, seguindo algumas provocações minhas:

No capítulo 12,  qual o primeiro animal que o menino virou?    e o padre?

Qual o segundo animal do menino  e o padre?

No capitulo 14 o autor descreve o vestido da princesa. Que animais aparecem no vestido?

Que animal o padre vira  no capítulo 15?

Registrarei cada informação em estrutura de  lista.

Pedirei que as crianças  no processo inicial, escrevam ao lado das figuras os nomes dos animais  ou não que aparecem na história.

Os outros escreverão o 3º paragrafo.

Avisar o grupo de que na próxima aula não haverá leitura, pois faremos correção do que já foi escrito.

Escolher um textos do primeiro ao  quarto paragrafo, que apresentem  repetições excessivas.

Atividade 6  Revisão de textos  (2 aulas)

Colocarei no quadro um texto  de uma  das crianças que apresente  repetições excessivas do nome da personagem, uso de palavras pouco utilizadas no registro escrito, tal como AÍ.

Pedirei que uma das crianças leia o texto para que o grupo opine sobre o entendimento o que acham que não precisava estar no texto.

Irei registrando as ideias das crianças

Questionamentos: Quantas vezes a palavra menino/ padre/ ai/  aparecem no texto? Que outras palavras podemos usar em lugar delas? (escolher um ou mais específicos)

Quantas vezes aparecem ai?

Que outras palavras poderemos usar em lugar deste ai (escolher um específico)

Listar as possibilidades relacionadas pelas crianças acrescentando outras.

Distribuirei os parágrafos já produzidos para que cada um leia e verifique a necessidade de ajustes de acordo com o aprendido na aula. ( deixarei as dicas no quadro para que busquem suportes se necessário, juntamente com dicionários em cada grupo.

 Atividade 7   Capítulo 16 até o final

Pedirei que as crianças relembrem o que aconteceu no último capitulo.

Iniciarei a leitura dos últimos capítulos da história.

Após a leitura, questionarei ás crianças sobre o final do texto, se estava dentro das expectativas deles.

Questionarei sobre quanto tempo devem ter durado os fatos. Espera-se que as crianças lembrem que  no começo da história o personagem era criança, e que ele passou anos aprendendo, portanto tornou-se adulto.

Informarei ao grupo que todos participarão do reconto oral sendo que toda vez que a professora disser STOP a pessoa que estiver contando para, e indica outra pessoa para continuar.

Escreverei os fatos mais importantes no quadro.

Depois que apagar o quadro distribuirei o  material para que cada um escrevam o ultimo paragrafo.

As crianças no nível inicial deverá  escrever frases a vista de gravuras das cenas finais.

Atividade 8/9 Revisão de textos com ajuda da professora

Escreverei um bilhete para cada criança, indicando  os pontos a serem revistos.

Destacando as palavras que tem problemas  ortográficos, Assinalando também os problemas de pontuação  e falta de segmentação que não forem detectados.

 

Distribuirei tirinhas  em envelopes numerados, para que as crianças organizem na orem dos fatos, em dupla trio ou individualmente

Depois que organizar, serão chamados á frente para ler as frases que formaram, refletindo sobre a coerência ou não do que está escrito.

As crianças que se encontram no nível silábico, deverão recontar  através de frases, cada etapa da história á vista de gravuras  sequenciadas do texto.

Distribuirei papeis com a mesma pauta do texto para que  as crianças com hipóteses diferentes da silábica passem  á limpo de acordo com as orientações recebidas em bilhetes individuais

Atividade 10 Maquete

Construção de maquete, contendo os tipos de moradias apresentadas no conto.

Castelo/casa simples/casa luxuosa.

Identificar os sólidos geométricos a serem utilizados na construção da maquete

Exposição na área externa.

Atividade 11 Arte em modelagem

Distribuir massa de modelar entre as crianças;

Pedir construam os animais da história para complementar a maquete.

Atividade 12  Escrita espontânea (avaliação de aprendizagens)

Pedirei que cada criança escolha um livro para lê-lo na integra,

As crianças do nível silábico deverá escolher um livro sem texto gráfico para construir o texto a partir das imagens sequenciadas.

Distribuirei papeis para que cada um individualmente, reconte a história  respeitando a quantidade de linhas indicadas pela professora , respeitando as aprendizagens adquiridas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário