Sequencia
didática: Conto: O menino e a princesa Pum.
Objetivo
geral: Favorecer o conhecimento a respeito da escrita,
com vistas à consolidação do SEA.
Objetivos
Língua
Portuguesa
ü Conhecer novas histórias.
ü Observar os recursos linguísticos
utilizados pelo autor.
ü Perceber a diferença entre a
linguagem oral e a linguagem escrita.
ü Identificar ideias implícitas
no texto a partir de inferências.
ü Utilizar a pontuação adequada:
paragrafo,
ü Desenvolver comportamentos de
escritor: planejar o que irá escrever reler o que já escreveu, para verificar
se não esqueceu trechos importantes ou questões que comprometem a coerência e a
coesão do texto, escolher uma entre várias possibilidades para se começar um
texto, revisar enquanto escreve etc.
ü Revisar seus textos.
ü Refletir sobre os aspectos
discursivos, buscando melhorar a linguagem enquanto escreve, considerando
características do gênero que está sendo escrito e a melhor compreensão
daqueles que lerão o texto.
ü Considerar a importância da
apresentação do texto: a limpeza, o
traçado e a legibilidade das letras, para favorecer a comunicação com o leitor.
Matemática
ü Perceber semelhanças e diferenças entre cubos e
quadrados, paralelepípedos e retângulos, pirâmides e triângulos, esferas e
círculos.
ü Utilizar régua para realizar medição dos espaços.
Geografia
ü Ler, interpretar e representar o espaço por meio de
maquetes.
Ciências
ü Identificar animais quanto as suas classes: Anfíbios,
mamíferos, peixes e aves.
Atividade
1 Capítulos 1 a 3
Apresentarei a capa do livro para o grupo, falando
sobre o autor e ilustrador.
Questionarei: Por que será que o nome da história
é esse?
Explicar que se trata de uma obra baseado num
outro conto tradicional, que já virou filme: O aprendiz de feiticeiro.
Explicarei que o conto será lido como novela, e a cada final de leitura eles farão a a reescrita da parte lida transformando-o
num paragrafo, por isso a atenção é
indispensável.
No final desta etapa questionarei: Por o menino
acha que está nas portas do futuro?
Após
a leitura, pedirei aos alunos que
comentem a história e indiquem partes que tenham gostado ou elementos que não
agradaram.
Chamarei a atenção dos alunos para os recursos utilizados
pelo autor para, além de simplesmente ler e contar a história, torná-la mais
bela e envolver os leitores.
Propor que as crianças tentem descobrir o
significado de algumas palavras a partir da combinação nas frases em que se
encontram.
Pedirei que as crianças procurem lembrar todas das
palavras usadas pelo autor para deixar o texto mais interessante e evitar
repetições
Pedirei que ditem hierarquicamente as coisas importantes que aconteceram nesta etapa
da história, serei escriba do que for ditado.
Organizarei
o ditado como paragrafo, explicando ás crianças que os sinais de
pontuação servem para deixar a escrita
clara e compreensível para quem vai ler.
Lerei o ditado das crianças fazendo pausas em cada
paragrafo para ampliar informações sobre o conteúdo de cada paragrafo.
Ao final desta atividade, pedirei ás crianças do
grupo inicial que listem as palavras utilizadas pelo autor para deixar o texto
mais interessante.
Ás crianças nos níveis posteriores
(silábico-alfabético ou alfabético) pedirei que escrevam resumidamente o primeiro paragrafo do conto.(definirei 4
linhas como quantidade máxima para escrita.
Atividade
2- Capítulos 4 a 6
Organizarei a classe em duplas produtivas
Distribuirei cópias dos capítulos por duplas, para
que realizem a primeira leitura;
Após
a leitura, organizarei momento para
conversar sobre a história e sobre o que compreenderam. Também podem comentar o
que lhes chamou a atenção,
o
que gostaram ou não.
Realizarei nova leitura, quando as duplas acompanharão lendo ou não, em suas cópias.
Pedirei
que as crianças, em duplas, discutam sobre os recursos linguísticos utilizados
pelo autor, grifando na própria folha.
Proporei inicialmente um levantamento coletivo
daquilo que chamou a atenção dos alunos em seguida compartilharei minhas
observações sobre os recursos discursivos utilizados, listando as nossas ideias
no quadro.
Para
as crianças do grupo inicial, distribuirei ilustração de parte da história para
que escrevam frases relacionadas ao texto.
O
restante do grupo deverá fazer mais um paragrafo.
Avisar o grupo de que na próxima aula não haverá
leitura.
Escolher três textos do primeiro paragrafo e mais 3 do segundo, que apresentem equívocos
na escrita.
Atividade 3
Revisão de textos
Trarei os textos das crianças digitados com os equívocos recorrentes na
ortografia.
Dividir a classe em duplas produtivas.
Distribuir os textos avisando que cada grupo
deverá escolher um leitor. E um escriba
A criança escolhida deverá ler em voz alta para
seu grupo. Depois cada estudante lerá individual e silenciosamente.
Após esse procedimento, cada um indicará para o
escriba, as palavras que estiverem grafadas erradas.
Todo texto será reescrito corretamente.
À medida que os grupos disserem que estão prontos,
a professora sentará com o grupo, levando o grupo a refletir acerca dos
possíveis equívocos que porventura ainda existirem.
Convidarei o grupo para realizar a atividade jogo
em combate, utilizando as palavras corrigidas nos textos.
Atividade
4
- Capítulos do 7 ao 1º paragrafo do 12
Procederei a leitura, fazendo pausas para indicar
a mudança de capitulo.
Após a leitura pedirei que as crianças reflitam
sobre o que pode acontecer agora que o padre descobriu o segredo do menino.
Questionamentos:
O que você acha da atitude do pai? e da mãe?
Se fosse seu filho você deixaria ele se arriscar
tanto?
Por que o dinheiro acabou tão rápido?
Em sua opinião eles poderiam ter economizado mais?
Pedirei que as crianças ditem as ideias principais
para que eu registre, chamando atenção
para o uso de inicial maiúscula após o
ponto e a virgula para determinar pausas curtas.
As crianças
do processo inicial deverão escrever frases relativas aos acontecimentos na sequência dos
capítulos.
O restante do grupo escreverá o segundo paragrafo, atentando para os sinais
de pontuação.
Atividade
5 Capítulos
12 a 15
Antes da leitura, solicitarei que o grupo me
auxiliem no resumo dos capítulos anteriores (como nas novela).
Procederei a leitura de forma bem dramática, como
requer uma sequência de aventura.
Durante a leitura questionarei: Será que a
princesa tem necessidade de vender o anel para o padre? Por que? ( Espera-se
que as crianças respondam que não, pois ela não precisa do dinheiro por ser
rica)
Questionarei ao final da leitura: E agora o menino sendo o milho será que ele escapa?
E se ele não escapar o que será da princesa? Será que ela vai dar mais algum pum?
Retomarei algumas palavras do texto para que as
crianças construam sentido por inferência.
A
cobra também entrou no rio - era uma cobra anfíbia-e foi atrás do peixinho.
Nesse trecho da história o que quer dizer anfíbia?
O padre parou abismado com o que via.
Nesse trecho abismado é o mesmo que...?
Pedirei que as crianças oralmente recapitulem as
principais situações dos capítulos ouvidos, seguindo algumas provocações
minhas:
No capítulo 12,
qual o primeiro animal que o menino virou? e o padre?
Qual o segundo animal do menino e o padre?
No capitulo 14 o autor descreve o vestido da
princesa. Que animais aparecem no vestido?
Que animal o padre vira no capítulo 15?
Registrarei cada informação em estrutura de lista.
Pedirei que as crianças no processo inicial, escrevam ao lado das
figuras os nomes dos animais ou não que
aparecem na história.
Os outros escreverão o 3º paragrafo.
Avisar o grupo de que na próxima aula não haverá
leitura, pois faremos correção do que já foi escrito.
Escolher um textos do primeiro ao quarto paragrafo, que apresentem repetições excessivas.
Atividade
6 Revisão de textos (2 aulas)
Colocarei no quadro um texto de uma das crianças que apresente repetições excessivas do nome da
personagem, uso de palavras pouco utilizadas no registro escrito,
tal como AÍ.
Pedirei que uma das crianças leia o texto para que
o grupo opine sobre o entendimento o que acham que não precisava estar no
texto.
Irei registrando as ideias das crianças
Questionamentos: Quantas vezes a palavra menino/
padre/ ai/ aparecem no texto? Que outras
palavras podemos usar em lugar delas? (escolher um ou mais específicos)
Quantas vezes aparecem ai?
Que outras palavras poderemos usar em lugar deste
ai (escolher um específico)
Listar as possibilidades relacionadas pelas
crianças acrescentando outras.
Distribuirei os parágrafos já produzidos para que
cada um leia e verifique a necessidade de ajustes de acordo com o aprendido na
aula. ( deixarei as dicas no quadro para que busquem suportes se necessário,
juntamente com dicionários em cada grupo.
Atividade 7 Capítulo 16 até o final
Pedirei que as crianças relembrem o que aconteceu
no último capitulo.
Iniciarei a leitura dos últimos capítulos da
história.
Após a leitura, questionarei ás crianças sobre o
final do texto, se estava dentro das expectativas deles.
Questionarei sobre quanto tempo devem ter durado
os fatos. Espera-se que as crianças lembrem que
no começo da história o personagem era criança, e que ele passou anos
aprendendo, portanto tornou-se adulto.
Informarei ao grupo que todos participarão do
reconto oral sendo que toda vez que a professora disser STOP a pessoa que
estiver contando para, e indica outra pessoa para continuar.
Escreverei os fatos mais importantes no quadro.
Depois que apagar o quadro distribuirei o material para que cada um escrevam o ultimo
paragrafo.
As crianças no nível inicial deverá escrever frases a vista de gravuras das cenas
finais.
Atividade
8/9 Revisão de textos com ajuda da professora
Escreverei um bilhete para cada criança, indicando os pontos a serem revistos.
Destacando as palavras que tem
problemas ortográficos, Assinalando também os problemas
de pontuação e falta de segmentação que
não forem detectados.
Distribuirei tirinhas em envelopes numerados, para que as crianças
organizem na orem dos fatos, em dupla trio ou individualmente
Depois que organizar, serão chamados á frente para
ler as frases que formaram, refletindo sobre a coerência ou não do que está
escrito.
As crianças que se encontram no nível silábico,
deverão recontar através de frases, cada
etapa da história á vista de gravuras
sequenciadas do texto.
Distribuirei papeis com a mesma pauta do texto
para que as crianças com hipóteses
diferentes da silábica passem á limpo de
acordo com as orientações recebidas em bilhetes individuais
Atividade
10 Maquete
Construção de maquete, contendo os tipos de
moradias apresentadas no conto.
Castelo/casa simples/casa luxuosa.
Identificar os sólidos geométricos a serem
utilizados na construção da maquete
Exposição na área externa.
Atividade
11 Arte em modelagem
Distribuir massa de modelar entre as crianças;
Pedir construam os animais da história para
complementar a maquete.
Atividade
12 Escrita espontânea (avaliação de
aprendizagens)
Pedirei que cada criança escolha um livro para
lê-lo na integra,
As crianças do nível silábico deverá escolher um
livro sem texto gráfico para construir o texto a partir das imagens
sequenciadas.
Distribuirei papeis para que cada um
individualmente, reconte a história
respeitando a quantidade de linhas indicadas pela professora ,
respeitando as aprendizagens adquiridas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário